sexta-feira, 29 de outubro de 2010

[Tutorial] Passo-a-passo para colocar XENON em motos

O que precisamos?

- Kit Xenon;
- 2m de fio para instalação;
- Estator rebobinado e retificador de corrente mais potente para aguentar a nova amperagem;
- Botão de liga e desliga;
- Relé auxiliar;
<-- Bateria de no mínimo 7ah (Twister/Falcon...).

Explicação breve:

As pequenas, como a titan e todas as outras que tem uma bobina para a parte de sinaleira e farol, ou seja, só ligam o farol com o motor ligado e conforme a aceleração ele fica mais forte ou mais fraco necessitam da rebobinagem de seus estatores pois para colocação do kit xenon está modelo não pode ser usado, por produzir corrente alternada e o kit necessita de corrente continua, ou seja, ligado diretamente na bateria. Por este motivo na Twister e todas as outras motos que não precisam do motor ligado para o funcionamento do farol e sinaleiras a instalação do kit é plug and play.
A corrente que as pequenas geram não é suficiente para recarregar o que que o xenon junto com o resto da elétrica consome, por este motivo o estator terá de ser rebobinado para suprir essa nova demanda.

Processo:

Rebobinar o estator e confeccionar um novo regulador de corrente para podermos carregar a bateria com a nova demanda. O estator virá carregando bem mais, e o que limita isso é o novo regulador, que usará a amperagem da bateria para mandar o que ela precisa para ser carregada, logo se tem uma bateria de 7ah, o regulador mandará 7ah para carregar a mesma e não fritar ela. Se for uma bateria de 8ah será a mesma coisa, e assim por diante. Só pra terem uma idéia, depois de rebobinado meu estator ficou carregando até 10,7ah, mas como minha bateria é de 7ah o regulador manda exatamente isso, podendo aumentar a amperagem da bateria até os 10ah sem problemas!

Instale o novo estator e o retificador conforme instruções da pessoa que fez o serviço, no meu caso só troquei um pelo outro, simples assim!

Para instalação do kit xenon proceda da seginte maneira:

- Instale o relé auxiliar (4plugs) pegando o sinal de pós ignição do de qualquer fio da elétrica que funcione apenas depois da chave ligada. No meu caso utilizei o sinal do fio do STOP do pedal do freio traseiro, mas pode ser da buzina, piscas ou qualquer outro que funcione só com a chave ligada, não o motor. ligue o relé no positivo e no negativo da bateria conforme indicação no mesmo e ligue o último fio que será o positivo de kit xenon e irá até o plug do soquete original substituindo o positivo do farol baixo;
- Retire a lâmpada halogena do farol, no lugar coloque a lampada do kit XENON;
- Plugue o soquete original no kit xenon e pronto!

Desta maneira você terá o kit funcionando ao virar da chave, como é o modelo original da CG Titan 150cc. Como o kit puxa muita corrente nos primeiros 10 segundos, e que geralmente é o intervalo de tempo que se dá a partida, esses dois processos juntos pesam na bateria e a mesma pode descarregar se a pessoa costuma ligar e desligar a moto várias vezes em um dia, para evitar que isso acontecesse eu adaptei um botão de liga e desliga de farolete na tampa lateral esquerda da moto e fiz a ligação diretamente no fio do sinal do stop, antes de chegar no relé. Desta maneira você corta o sinal do positivo para o relé que é o que manda o sinal para ele ligar ao girar da chave, ficando este botão encarregado disso. Assim você pode desligar o xenon para poder dar a partida ou simplesmente por desligar e ligar na hora que quiser.
Você também pode comprar os comando do lado esquerdo da twister, que tem o botão de liga e desliga do farol ou adaptar da forma que quiser, caso sua moto não tenha o mesmo, no caso da Titan 150cc.

Basicamente é isso, ficando a criatividade de cada um para adaptar da melhor forma possível ou desejável.

Editarei depois com as fotos da minha ligação.

Espero que aproveitem as dicas e mãos a obra!

Tutorial cedido por http://www.nuautocustoms.com/forum/

8 Comentários:

henrique disse...

por favor... o regulador seria o retificador?
obrigado

AMARILDO disse...

quantos voltas vl ter que dar a mais pra gerar mai, no estator

Petterson S. disse...

qual seria o relé usado? por favor tem como especificar melhor?

lucas disse...

amigo o pocesso processo se aplica a uma crf 230 ou pode ligar direto da bateria ?

lucas disse...

amigo o pocesso processo se aplica a uma crf 230 ou pode ligar direto da bateria ?

Estrelas do rock disse...

me ajude minha burgman 125 nao pega na partida elétrica ela so pega quando encosta um fio no rele dela o que pode ser?

Carlos Oliveira disse...

Como saver se o regulador de voltagem esta carregando a amperagem correta levando em conra que estou ugilizando uma bateria de gel de sete amperes

Willians Ferreira de Sá disse...

suzuki yes pode colocar direto, não precisa adaptar nada, usei na minha mais de 1 ano e nunca descarregou. apenas deve ser o xenon de 35w

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